Propósito do blog

Olá, o propósito desse blog é informar tanto leigos como experts no assunto de arqueologia, ufologia e outros carros bizarros que acontecem no mundo e permanecem sem explicação. Meu 'mentor' para criação e inspiração do blog é o Erik Von Daniken escritor de 'Eram os Deuses astronautas'.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

[Lugares Curiosos do Mundo] - [Turcomenistão] - Boca do Inferno - Cratera que ainda queima após 30 anos!






Existe um lugar no Turcomenistão, bem no meio do deserto de Karakum - 11º maior deserto do mundo, o Karakum ocupa cerca de 70% do território turcomeno -, que os moradores chamam de "Porta para o Inferno". 

É uma cratera com mais de 60 metros de diâmetro e 20 de profundidade, que, acredita-se, está em chamas há pelo menos 37 anos.



Há 35 anos, geólogos soviéticos efetuaram estudos de viabilidade para a extração de gás natural no lugar. 

E eles efetivamente encontraram o que estavam procurando. Durante as escavações, porém, foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de um gás venenoso. 

Por causa dessa substância, as perfurações foram suspensas e alguém teve a brilhante idéia de “acender um pequeno fósforo” na boca da cavidade, a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão. 

Eles também receavam que o gás escapasse do imenso buraco, trazendo consequências maléficas para a população.



Imagem tirada do Google Maps - O ponto laranja é a cratera!

Resultado desse ato “brilhante”: o fogo, nesses 35 anos, jamais se extinguiu, e a cratera continua flamejante até hoje. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas daquele caloroso “inferno”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...