Propósito do blog

Olá, o propósito desse blog é informar tanto leigos como experts no assunto de arqueologia, ufologia e outros carros bizarros que acontecem no mundo e permanecem sem explicação. Meu 'mentor' para criação e inspiração do blog é o Erik Von Daniken escritor de 'Eram os Deuses astronautas'.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Egito 2- Esfinge submersa?



Você sabia que há milhões de anos o planalto de Gizé estava submerso?
Foi o que o egiptólogo mais conceituado descobriu mapeando os blocos de pedra da esfinge.
A esfinge é feito de CALCÁRIO!

Originalmente o 'corpo' da esfinge já estava pré-formado, então foram moldando e acrescentando mais blocos para fazer a cabeça humana e o corpo de leão.



•A Grande Esfinge fascina viajantes há séculos
Mais respeitosamente, o rei Thutmose IV acreditava que a Esfinge falava com ele quando ele adormecia sob sua sombra. Ele sonhou que a figura pediu a ele para limpar as areias invadidas do deserto que o sufocavam e, como prêmio, a Esfinge prometeu a Thutmose IV o trono do Egito. Quando esses eventos passaram, para memorizá-los o rei ergueu um marcador de pedra entre as patas da Esfinge. Como as pirâmides, a Esfinge apresenta o mundo como um mistério para confundir as eras.

Tutmosis IV

•Curiosidade 1
Há quem diz que Napoleão usava o nariz da esfinge como tiro ao alvo, mas ja foi provado que o nariz desapareceu muito antes da época de Napoleão. Os egiptólogos acreditam que o nariz foi arrancado propositalmente. 

•Curiosidade 2
Sabia que as pedras que cobrem a camada de calcário da Esfinge tem 'idades' diferentes? Acredita-se que os povos que por ali passavam cobriam a Esfinge com camadas de blocos para preservar o calcário.
Alguns dos blocos de pedra da Esfinge possue o selo do rei tutmosis IV.


•Curiosidade 3
Há traços de tinta azul até hoje 'escorrendo' na Esfinge.(Vou deixar claro, não é literalmente escorrendo, mas há tinta seca 'escorrida').
Infelizmente não achei fotos, mas no documentário da National Geographic Channel: Os enigmas da grande Esfinge, há uma parte que eles mostram a tal tinta azul.


•Hoje, pó de Esfinge.
Hoje a Esfinge está se deteriorando, aos poucos o calcário exposto está se desfazendo, um dia talvez não tenhamos mais a Esfinge entre nós.



Fonte: National Geographic Channel documentário: Enigmas da Grande Esfinge, em inglês 'TREASURES OF EGYPT: SECRETS OF THE SPHINX'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...