Propósito do blog

Olá, o propósito desse blog é informar tanto leigos como experts no assunto de arqueologia, ufologia e outros carros bizarros que acontecem no mundo e permanecem sem explicação. Meu 'mentor' para criação e inspiração do blog é o Erik Von Daniken escritor de 'Eram os Deuses astronautas'.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Irlanda do norte 2 - Calçada dos Gigantes


•Onde
localizada na costa nordeste da Irlanda, a cerca de 3 quilómetros a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim, Irlanda do Norte.

•Idade
 No século XXVII, nada parecido havia sido visto antes. 

•O que é
A Calçada dos Gigantes é a designação dada a um conjunto de cerca de 40 mil colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras.
Calçada dos gigantes

•História Completa

A Calçada do Gigante, ou como é conhecida em inglês "Giant's Causeway", dá o nome de Causeway Coast à costa nordeste da ilha da Irlanda, situada na Irlanda do Norte, território que é parte do Reino Unido.
A Causeway Coast é a denominação dada àquela secção da costa da Irlanda do Norte que é sobretudo uma região turística, atraindo visitantes que procuram em primeiro lugar a "Calçada do Gigante". Mas existem outros motivos de interesse na região como a Destilaria do famoso whisky Bushmills, ou as pacatas cidades costeiras de Portrush e Portstewart com praias de magnífica beleza.



Giant's Causeway é uma formação geológica na costa norte da Irlanda do Norte constituída por 40.000 colunas de basalto com formas poligonais muitas vezes perfeitas e colocadas lado a lado assemelhando-se a uma calçada para gigantes. Tem uma beleza rara junto ao mar e é estrondoso o facto da sua existência ser natural e justificada pela geologia, mas mantém um mistério secular derivado da aparente artificialidade que dificilmente faria imaginar que não há ali mão humana. Por tudo isto atrai milhares de turistas e é classificado como Património Mundial.






Giant's Causeway gerou desde sempre grande admiração pelo carácter misterioso e lendário da formação rochosa. De facto, diz a lenda irlandesa que Finn Mac Cumhail, sábio e mágico chefe dos antigos guerreiros celtas Fianna, depois de comer o "salmão do conhecimento" tornou-se gigante. Para poder enfrentar Benandonner, um dos seus rivais gigantes que vivia na Escócia, Finn transformou rochas em colunas de uma calçada que construiria até à Escócia.





A explicação geológica para esta formação diz que na região de Antrim pré-histórica havia actividade vulcânica. As rochas de basalto que saíram de uma erupção deixaram estas fantásticas colunas, na maioria hexagonais, mas também com mais ou menos arestas.







Em Giant's Causeway existe um Centro de Visitas que é uma espécie de museu com alguns serviços de apoio. Existem também inúmeros trilhos ao longo da costa que podem ser exploradas obtendo fantásticos panoramas da costa e da formação geológica.




Fonte: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...